O que você precisa renunciar para seguir o Senhor? E a cruz? Qual é a cruz que precisa tomar para segui-lo?🤔💡
.
A regra é clara para quem quer seguir Jesus: RENÚNCIA e CRUZ.
Ninguém é obrigado a seguir Jesus, Ele não diz que todos têm de seguí-lo, a regra é para os que querem ir com Ele, fazer parte do seu grupo.
.
Renunciar a si mesmo não é autonegação, automutilação e autodesprezo, como alguns de forma errada pensam. Renunciar a si mesmo é a recusa de tudo aquilo que nos torna egocêntricos, centrados em nosso próprio eu. É não deixar que as vaidades, a auto-suficiência e a soberba predominem em nós; fechar-se em si mesmo trava a vida, os relacionamentos com os outros e especialmente com Deus. Quanto mais abrirmos mão de nós mesmos, mais acolheremos com facilidade a vontade de Deus em nossas vidas.
.
Tomar a própria Cruz, vai além de levar o “peso morto” do sofrimento ou das provações, tomar a própria cruz tb diz da nossa humanidade que pode ser tão desafiador ou mais difícil que carregar as dores. Tomar a própria cruz é o movimento de olhar pra dentro de si e ver que não somos só alegrias, conquistas, santidade, força, amor, leveza… mas tristezas, derrotas, pecado, fraqueza, indiferença, peso…e quando a abraçamos com verdade, acabamos tendo clareza de quem somos e, nos possuindo, somos capazes de nos entregar inteiramente a Deus e ao outro, e aí já não seremos expectadores do Cristo, mas sim seus discípulos!